Gestão de Estoque nas cervejarias após Covid 19

Gestão de Estoques de Microcervejarias

Descubra como uma boa gestão de estoque pode ajudar sua cervejaria ou distribuição de bebidas a atingir bons resultados e se adaptar ao novo normal pós pandemia.

Com a chegada da pandemia do coronavírus no país e a instauração do isolamento social, apontado como a forma mais eficaz de contenção do contágio, pode-se notar desde então que o consumo dos brasileiros mudou drasticamente, desde a forma de consumir, frequência até questões sanitárias.

Fonte: Ipsos Covid Pulse Survey | 1000 brasileiros conectados | maio 14-17/2020

Enquanto que muitos setores do mercado sofreram com a baixa nos níveis de estoques, acarretando uma crise de abastecimento de prateleiras de mercados e farmácias, outros setores foram atingidos pela falta de escoamento de seus produtos. Com estoques parados, aqueles que trabalham com produtos perecíveis e semiperecíveis, sofreram ainda mais perdas, como é o caso das microcervejarias. 

Mesmo com a flexibilização do isolamento social e a reabertura dos bares e comércios locais, o consumo seguirá impactado pela crise provocada pelo covid 19. Por isso é preciso investir na capacidade de se reinventar, juntamente com a gestão e análise de dados e informações disponíveis, para ter assertividade nas decisões tomadas.

“E em tempos de pandemia, a taxa de assertividade de suas ações pode determinar se o seu negócio terá êxito, ou seguirá para falência neste período de crise.”

Investir em uma boa gestão de estoque trará benefícios para sua cervejaria e a primeira medida a adotar é o FIFO – “first in, first out”, ou PVPS, uma adaptação em português para o mercado de produtos perecíveis – “primeiro que vence, primeiro que sai”. Esta é uma medida que parece simples, mas ainda pouco empregada pelas microcervejarias por não terem controle sobre a entrada e saída dos barris.

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Um sistema de gestão de barris e garrafas, se torna essencial para conhecer o giro do seu estoque, e ter em mãos informações como lote, tempo em estoque, data de validade, posição no estoque, estilos disponíveis e etc. para que o FIFO possa ser adotado, diminuindo a taxa de vencimento de produtos em estoque.

Além disso, um software de gestão de barris integrado com o processo fabril, financeiro e comercial de sua cervejaria, permite encontrar o equilíbrio entre a produção, armazenamento e venda de chopp, para evitar perdas devido ao vencimento e também uma lotação do estoque por falta de escoamento.

A rastreabilidade dos barris, em épocas de crise, não serve somente para reduzir a perda dos seus ativos, mas também para entender como o consumo está se moldando frente ao “novo normal”. Por exemplo, ter acesso a relatórios de tempo de operação dos barris, relatórios de vendas para PDV’s, distribuidores e relatórios financeiros, permite quantificar os impactos sentidos pela sua cervejaria e tomar decisões que ajudem seu negócio a continuar lucrando.

Fonte: Guia da Cerveja – Os efeitos da pandemia sobre as cervejarias brasileiras | Abril 20-28/2020

Uma alternativa muito adotada pelas microcervejarias e por vários outros negócios foi o Delivery.

Esta tem se mostrado uma boa saída para voltar a interagir com o cliente diante do “novo normal”, mas como toda decisão, a adoção de um sistema de delivery deve ser rodeada de boas práticas de estoque. Imagine um mercado, que passou a realizar suas vendas por aplicativo, mas não fazia uma boa gestão de estoque. Em um determinado dia, as vendas de banana saltaram drasticamente, e sem um bom controle de estoque, tiveram perdas de vendas e clientes insatisfeitos. 

Fonte: Guia da Cerveja – Os efeitos da pandemia sobre as cervejarias brasileiras | Abril 20-28/2020

Com o aumento significativo das vendas em aplicativos, esta situação também pode ocorrer com você, por isso não pense duas vezes antes de investir na logística de armazenamento de sua empresa.

Portanto, fica nítido que um bom gerenciamento de estoques é capaz de fazer “milagre” em tempos de crise.

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