Rastreabilidade de Barris de Chopp: Custo ou Investimento?

A transformação digital já mudou a realidade de muitas empresas que precisam lidar com a logística do seu negócio. Sendo que boa parte desta transformação se deve às tecnologias de rastreabilidade de ativos. Mas será que as cervejarias ou distribuições devem se preocupar em rastrear seus barris de chopp? Leia o artigo até o final para entender melhor.

Para responder a pergunta no título, primeiro precisamos entender como funcionam as soluções de rastreabilidade de ativos. Existem diversas tecnologias no mercado, como tags RFID, Códigos de Barras, QR Code, GPS, UWB e etc. Cada uma tem seus prós e contras tratando-se da automação do processo e também da exatidão das informações oferecidas.

Por isso é muito importante que seja levado em conta qual dessas soluções será mais eficaz quando inserida em seu processo logístico.

Tecnologias como RFID e UWB, apesar de oferecerem uma maior automação do processo, requerem um investimento inicial muito maior em sensores e tags de identificação. Já os Códigos de Barras, necessitam de um investimento muito baixo, e quando operacionalizado de forma correta, permitem saber o status e localização de cada ativo, sendo bem eficazes.

Agora você já tem uma ideia de quais são as soluções oferecidas pelo mercado, vamos entender os benefícios de apostar em um sistema de rastreabilidade de barris de chopp.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Evita que os Barris sejam extraviados

Um barril de chopp pode custar de R$400,00 a R$800,00, e dependendo do tamanho da empresa, a quantidade de barris em giro pode ser de centenas até milhares de unidades, ou seja, boa parte do seu capital está aplicado nos barris, e perder estes ativos significa também perder dinheiro.

Por isso, ter controle sobre seus ativos e saber onde e como localizá-los, diminui a taxa de extravio, acabando com este gargalo em sua empresa.

Controle de Vencimento

Ter acesso a dados como data de envase, tempo em estoque, tempo em trânsito, tempo no cliente, condições de armazenagem, ajudam a tomar medidas que evitam o vencimento do chopp.

Processo Integrado e análise de dados

Para que o rastreamento seja efetivo, ele deve abranger diversos processos, como por exemplo, o gestão de estoques, produção, lavagem, vendas, manutenção, além da expedição. 

Quanto mais integrados forem os processos, mais volume e maior qualidade de dados estarão disponíveis para análise e tomadas de decisões.

Após identificar que um processo pode ser melhorado, a mudança é implementada e metrificada com a finalidade de aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Conhecer o tempo de ciclo do seu barril

Saber quantos dias um barril demora para percorrer todas as etapas até retornar a sua empresa, ajuda a entender o que é necessário na hora de expandir.

Se você conhece o tempo de giro dos barris tendo X clientes, então fica mais fácil de prever sua nova demanda de acordo com seu crescimento, evitando que você gaste de “menos” ou de “mais” na compra de novos barris.

Considerações

Para que um sistema de rastreabilidade de barris de chopp não seja apenas um custo, mas sim um investimento, ele deve prover retorno financeiro para sua empresa e para isso, você deve procurar por uma solução que se encaixe na realidade do seu negócio. 

Mas é notório que ao eliminar todos os gargalos descritos acima, o investimento em tecnologia pagará o seu “gasto” e sua empresa passará a ter muito mais lucro e ganhos na produção,aumentando sua receita.

Um comentário em “Rastreabilidade de Barris de Chopp: Custo ou Investimento?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo